Meng Model’s Merkava 3D build review…

by Cadu Souza |

*Published on August 01, 2012

A montagem começou. Eu montei a maior parte dos elementos da parte de baixo do chassi, faltando a suspensão e as rodas, o que eu farei à parte, para facilitar a pintura do casco.

The build has begun. I assembled most of the hull bottom parts leaving the suspension and wheels aside – in order to make the hull painting easier.

O kit tem detalhes muito bons, o plástico é firme e fáci de trabalhar. Cola rápido com JET. Eu não tive problemas com encaixes, etc. Montar sentado no sofá me fez perder uma peça :(, mas nada que não possa ser corrigido com scratch. Vejamos as fotos:

The kit has nice details, the plastic is firm and easy to work. No fit issues until now. I lost a piece when building on my sofa (lesson learned) and had to make a scratch one – no big deal. Check the pics:

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Os detalhes de solda são muito bem feitos.

Nice welding detail.

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Porta traseira com detalhes excelentes.

Back door with great detail.

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*Published on July 24, 2012

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Meng Model’s Merkava

Após apresentar um breve histórico do carro, eu vou analisar superficialmente o kit da Meng Model. O kit é injetado em plástico cinza claro e vem com esteiras link-by-link injetadas em plástico preto. São um total de 09 árvores, além de uma árvore de partes transparentes, peças sobressalente e acessórios. Há uma folha pequena de decais, com duas marcações possíveis, e o manual com instruções de montagem. Basta olhar o conteúdo da caixa para perceber que este é um kit altamente detalhado e desenvolvido com um bom planejamento. As partes injetadas são bem nítidas e o detalhamento muito bonito. Inicialmente, o único problema visível é a ausência de antiderrapante na parte superior da torre e do chassi. Isto pode representar um problema para modelistas menos experientes, então este kit não é para iniciantes.

After introduce a brief resumé about the Merkava III MBT I will start a fast review. The kit is injected in lightgray plastic parts and comes with black link-by-link tracks. It consist of 09 colored sprues, one clear parts sprue, additional loose parts and accessories. The decal sheet is small, with two possible markings, and the instructions manual is very well done with glossy paper. The moulding is very crisp and the detail is beautiful.  At first glance, the only let down is the lack of anti-slip pattern on the turret and hull upper parts. Definitely, this is no kit for starters!

Agradecimentos a Meng Model que forneceu o kit para review.

Thanks to Meng Model for the review sample.

Árvores/Sprues:

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Sprue A

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Sprue B

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Sprue C

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Sprue D

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Sprue E

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Sprue F

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Sprue G

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Sprue H

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Sprue J

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Sprue K

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Accessories

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Hull bottom

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Hull Top

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Turret Bottom

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Turret Bottom 2

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Turret Top

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Idler wheels

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Poly caps

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*Published on July 7, 2012

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Vehicle history/Histórico do carro

O Merkava Mk3 começou a ser desenvolvido em meados de agosto de 1983, logo depois que a primeira geração de produção do modelo Mk2 foi entregue. O Merkava 3 entrou em serviço em dezembro de 1989. As diferença em relação ao modelo anterior estão na transimissão, no motor, no armamento principal e nos sistemas de segurança. A primeira leva de Mk3 foi entregue à 188ª Brigada Blindada na primavera de 1989. A maior inovação da versão MK3 foi a adição do canhão  Rheinmetall de 120mm, desenvolvido na Alemanha. A “arma” e o novo motor diesel de 1200 cavalos de potência aumentaram o peso final do MBT para 65 toneladas, mas o novo e maior motor possibilitou o aumento da velocidade de cruzeiro do carro para 60 km/h. A torre foi reformulada para se movimentar independente do MBT, possibilitando que a tripulação vasculhe os alvos independente do movimento e da direção assumida pelo carro.

The design on Merkava Mk 3 started in August 1983, briefly after the first production Merkava Mk 2 was handed over. The Merkava Mark III was introduced in December 1989 and had many major upgrades to the drivetrain, powertrain, armament and safety systems. The MK3 production first batch was delivered to the 188th Armoured Brigade in the spring of 1989. The most prominent feature was the incorporation of the Rheinmetall 120mm Gun developed in Germany. This gun and a larger 1,200 horsepower diesel motor increased the total weight of the tank to 65 tonnes, but the larger motor increased the maximum cruising speed to 60 km/h. The turret was re-engineered for movement independent of the tank chassis, allowing it to track a target regardless of the tank’s movement.

 Merkava’s III variants (variantes):

Merkava IIIB: with improved armour (com blindagem melhorada)
Merkava IIID: with new modular composite armor on the chassis and turret  (com blindagem composta modular no chassi e na torre)
Merkava III BAZ: Upgraded fire-control system components, from Electro Optics Industries (EL-OP) and Elbit Ltd, provides the tank with the ability to engage moving targets while on the move – an automatic target tracker (controle de tiro melhorado, fabricados pela Electro Optics Industries (EL-OP) e pela  Elbit Ltd, dá ao MBT a possibilidade de atacar alvos móveis enquanto o carro se movimenta – um sistema automático de mira
Merkava III LIC: with improvements for urban warfare (com melhoramentos para combate urbano)

Em seguida o início do review e da montagem do kit da Meng. Fiquem ligados!

Following the review and build of Meng’s Merkava 3D. Stay tuned!

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